Louvor e Adoração

 

 

Deus sempre gostou de música. Antes mesmo que o universo fosse criado, os Seus santos ouvidos estavam atentos à boa música (ver, Jó 38:4-7). Não bastassem os anjos para o louvar, Deus constrói toda uma natureza (ver, Salmo 69:34), e nós os seres humanos estamos incluídos, para o louvor Dele próprio.

Deus separou uma tribo inteira para o louvar e servir no tabernáculo (ver, Números cap. 4 e refs. ) Na época em que o rei Davi estava para passar o trono a seu filho Salomão, os levitas eram divididos em três classes diferentes, sendo estas, subdivididas em vinte e quatro ordens. A primeira classe eram os sacerdotes; a segunda era composta pelos cantores e músicos em geral; a última era composta pelos porteiros e guardas do templo (ver, 1 Crônicas caps 24, 25, 26). Os levitas se dedicavam exclusivamente ao trabalho para qual Deus os separara. Não tinham preocupações com trabalhos seculares, nem em construírem cidades, pois, o sustento e moradia destes homens era extraído das ofertas e dos dízimos que eram entregues pela nação de Israel (ver, Deuteronômio 14:22-29; Números 34:1-8).

A igreja de Cristo vive nestes últimos anos um período muito delicado em relação ao louvor e adoração através da música. A música é sem dúvida responsável por muitas pessoas se aproximarem de Cristo. Não é pequeno o número de pessoas que congregam em uma determinada igreja (Podemos observar, como exemplo, algumas comunidades cristãs ou evangélicas no Brasil e em muitos outros países), devido o louvor ser ali o "cartão de apresentação" ou a maior "atração" (No aspecto humano de conceituar as coisas, porque na realidade, Cristo deve ser o "cartão de apresentação" da igreja).

A grande pergunta que se faz em nossos dias é a seguinte: Que ligação há entre os levitas do Antigo Testamento com a igreja do Novo Testamento? Não é tão simples responder a esta pergunta. Quando se refere ao ministério musical, a quem acredite que o ministério dos levitas ficou no tempo com o surgimento da igreja cristã. Por outro lado, os que levam bem mais a sério a questão do "ser chamado por Deus", e tomam como exemplo os levitas, obtêm melhores resultados, e, assim, conduzem um melhor louvor, resultando uma melhor edificação da igreja.

 

 

O MINISTÉRIO DE LOUVOR é bem mais sério do que muitos pensam. Assim como os evangelistas devem ser usados por Deus na propagação do evangelho, da mesma sorte, devem ser dominados os músicos e cantores que dedicam este talento na obra do Senhor.

 

Hélio

Líder do Ministério de Louvor