Culto de Aprofundamento Bíblico (CAB)

 

UM PLANO DE LIBERDADE

Pr. Mauro

Igreja Apostólica da Restauração

29/09/2011

 

TEXTO-BASE:Romanos 5:12

Ilustração: “Deus quis assim!” é a expressão utilizada por muitas pessoas em situações difíceis em sua vida como morte de parentes, acidentes, falência financeira etc.

 

Deus deu a humanidade o que já existia nos céus, estou falando da liberdade! Quando o Senhor restaurou o planeta e criou o homem e a mulher, deu a eles o livre arbítrio, isso quer dizer que Ele respeita nossas escolhas. O mal que assistimos hoje através de doenças, ódio nos lares, violência nas cidades e guerra entre povos, não estava no plano de Deus pra nós. Em Gênesis 1, vemos que tudo que o Senhor criou era bom! Deus não criou o diabo, nem demônios ou o mal, foi a desobediência que fez anjos se tornarem isso e o homem mal. As pessoas costumam dizer: “Essa é a cruz que Deus me deu”. O Senhor de todas as coisas não está fazendo cruzes e punindo a sua criação com elas, os projetos Dele para a raça humana é de felicidade plena.

O pai colocou uma árvore no meio do jardim e deixou claro para Adão e Eva que não comessem, nem tocassem, se isso acontecesse iriam morrer. Mas, o homem e a mulher escolheram desobedecer e comer do fruto. O pecado deixou o homem com medo e envergonhado, por isso quando o Eterno chegou ao Éden, eles esconderam-se por que estavam nus. Está escrito: “Quem te mostrou que estavas nu? Comeste tu da árvore de que te ordenei que não comesses?” (Gên3:11). Na tradução original, na língua hebraica,essa passagem escreve assim: “Aos pés de quem se sentou para aprender?”. Deus ensinava todos os dias ao cair da tarde a sua criação, mas naquele dia eles ouviram o espírito errado. Quando os discípulos começam a ouvir espíritos errados eles se escondem e começam a culpar o líder, o pastor ou a igreja por que estão mal, o pecado os deixa irresponsáveis. Gênesis 3:11 diz que o pai havia dado uma ordem, eles desobedeceram e o pecado trouxe um desequilíbrio na vida pessoal, no meio ambiente, na fauna e na terra.

Um hábito que os seres humanos têm até hoje que nasceu em Adão e Eva é jogar a culpa em Deus. Então disse Adão: “A mulher que me deste por companheira, ela me deu da árvore, e comi. E disse o Senhor Deus à mulher: Por que fizeste isto? E disse a mulher: A serpente me enganou, e eu comi” (Gên3:12-13). Perceba que Satanás ficou lá mesmo depois de ter conseguido concretizar seu plano: fazer o homem desobedecer a Deus. Ele estava esperando vê o que Deus iria fazer com eles, pois se o Senhor os matasse mostraria que só quem Ele quer é aqueles que lhe obedecem. Assim, o princípio de liberdade estabelecido dos céus na terra seria quebrado e Deus seria considerado um tirano. Mas também se não os matasse estaria mentindo, pois havia dito que quem provasse do fruto morreria. Deus trouxe uma resposta diferente. Ensinou que optar pelo mal traz consequências. “O salário do pecado é a morte” (Rom 6:23a).

Após este fato, Deus matou um cordeiro e transferiu o pecado de suas vidas para o animal, criando ali uma forma de livrar a culpa do pecado (Este momento já era uma tipificação do Cristo). A morte de cordeiros seria o pagamento pelos pecados dos homens. Todos os anos eles deveriam matar o seu cordeiro e levá-lo até o templo, lugar que simbolizava o perdão. A culpa estava resolvida, mas a maldição para as gerações futuras não, somente o sangue de um homem inocente como um cordeiro poderia desfazer isso. Quando o profeta João Batista vê Jesus entrando no rio Jordão para batizar-se não teve dúvida de dizer: “Este é o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo”. Os discípulos precisam aprender sobre o plano de liberdade de Deus para o homem que é o nosso plano de salvação, que nos ensina alguns pontos:

 

  1. Todos nascem para ser salvos. Romanos 8:29.

 

O pecado do homem não foi surpresa para Deus, mas Ele não desejava que o casal pecasse. O plano de enviar Jesus só mostra que ninguém tinha a capacidade na terra para trazer salvação a si e a outros. Paulo então diz: “Todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus”(Rom 6:23), mas em Romanos 8:29, ele escreve: “Todos estão predestinados a ser salvos”. Entendam: não existe mais esforço, apenas crer que o sacrifício de Jesus foi o suficiente para sermos perdoados e dignos dos céus do Pai Eterno.

 

  1. A salvação é pela graça. Salmos 6:4.

 

Quer dizer grátis, está pago, que belo. Isso quer dizer que você tem direito a vida eterna. Deus quando pensou em causar o dilúvio na terra olhou para os homens, e a bíblia diz que “Noé achou graça diante de Deus” (Efésios 2:8). O dom de Deus é um mistério que se revela quando eu acredito. Isso chamamos de novo nascimento, nascer para o Reino de Deus, através da fé na morte e ressurreição de Jesus não pelas obras ou conhecimento.

 

  1. A salvação é uma segunda chance.

 

Quando alguém está no meio de um incêndio e consegue ser resgatado, ele foi salvo, ganhou uma segunda chance. Ele não pagou pelo seu resgate. João Wesley conhecido como o “tição tirado do fogo” se tornou um grande homem na presença de Deus para sua geração. A salvação não te garante, mas te dá direito, o que garante é uma vida segundo o coração de Deus. A bíblia diz que Deus é amor, perdão, alegria e paz, uma vida que expressa e compartilha isso está salva. Deus deve ser adorado porque é Deus, apenas os santificados veem o Senhor, porque Ele é santo. É preciso crer no evangelho. Conhecê-lo não é apenas ler, mas viver (Apocalipse 12:1-4).